Diário de Bordo - Jonas

 

10/10/2006 – Natal Iate Clube – Dunas - Mangai

Hoje, o Rodrigo e a Ro, o filho e a esposa do amigo Antonio, que nos recebeu no Iate Clube, nos levaram para passear! Primeiro fomos ao outro lado do rio, para as dunas de Natal. O caminho para se chegar às dunas é bastante bonito, com praias, recifes e mais dunas. Subindo naquela montanha de areia, a vista é linda e você se sente no meio do deserto! Lá nos fizemos “sky-bunda”, ou seja, descer a duna em uma prancha de madeira sentados. Há também o sand-board, ou seja, snow-board na areia! Fui duas vezes no sky-bunda e adorei! Fomos na praia que há no pé das dunas, que é muito bonita. Porém, a praia tem uma desvantagem: tem muitas pedras na água. Voltamos ao clube, onde ganhamos (do Antonio, Rodrigo e Rô) uma montanha de livros e mais um livro que o Érico, um velejador super legal, nos deu! Ah! Lembrei que, hoje de manhã, o pessoal do Tess estava com um barquinho de brinquedo sensacional, feito pelo Jesse, Riley e Ken (que é carpinteiro). Além disso, eles nos deram três livros em inglês e tecido de vela balão para eu fazer barquinhos! Depois de tomar banho no clube, fomos ao restaurante Mangai, de comida regional. É simplesmente fantástico!!! Tanto a comida quanto as instalações são sensacionais, o serviço é ótimo e o preço é muito bom! Lá, encontramos com o Antonio e o Márcio e tivemos uma das melhores experiências gastronômicas da viagem!!! Voltei para o barco, li “No Coração do Mar” (que ganhamos do Márcio) e dormi.

 

11/10/2006 – Iate Clube de Natal

Fiquei o dia todo ditando os diários para o pai atualizar o site. De vez em quando nós dávamos uma parada para descansar, ora brincando com o “cucaracha” (barquinho que ganhamos da Mô), ora passeando pelo clube. O dia se passou sem novidades até a noite, quando finalmente acabei os diários. O Jesse e o Riley chegaram e nós jogamos uma partida de Yu-Gi-Oh. Depois disso fomos ao barco e dormi.

 

12/10/2006 – Iate Clube de Natal – Passeio

Dia das Crianças!!! Saímos novamente para passear com o Antonio e a Rô. Primeiro, fomos à linda praia de Genipabu, que tem várias jangadas para todos os lados. Ficamos pouco tempo em Genipabu e fomos em outra linda praia (que, infelizmente, esqueci o nome), esta muito mais sossegada que Genipabu, onde tomamos banho de mar. A praia é protegida por uma linha de recifes muito comprida, mais um elemento da linda paisagem. Então fomos à lagoa do Pitangui, linda, onde tomamos um bom banho de água doce acompanhado de pastéis (hummm). Então, fomos ao parque Santa Mônica, um “oásis” artificial. Há “sky-bunda” e tirolesa (aqui chamada de aero-bunda) que caem no meio da lagoa. Eu fui três vezes no sky-bunda que cai na água. Quando você cai na água, sai planando junto com a prancha de sky!!! É muito legal! Passamos em mais duas praias, descendo só em uma para ver as piscinas naturais. À noite, jantamos no ótimo restaurante Camarões e conhecemos os chalés do Antonio, na Ponta Negra. Depois, voltei ao barco e dormi.

 

13/10/2006 – Iate Clube de Natal – Tess

De manhã, trabalhamos no Fandango e fomos com o barco para o píer, a fim de abastecer de água. Lá, mostramos o barco aos filhos do Rogério e saímos para testar o Jarbas (o antigo piloto automático), que o Rogério consertou. O piloto levou o barco muito bem e nós logo voltamos ao clube, onde brincamos com o Jesse e o Riley na piscina. Brincamos muito com os “cucarachas” e à noite fomos jantar no Tess! A Ângela é ótima cozinheira e brincamos mais ainda com o Jesse e o Riley. Depois fomos dormir.

 

14/10/2006 – Iate Clube de Natal – Travessia

Vamos sair para Cabedelo hoje. Logo cedo brincamos um pouco com o Jesse e o Riley e saímos para Cabedelo. Foi difícil despedir da fantástica cidade de Natal, mas saímos. O mar estava ótimo e nós saímos em orça muito apertada. Fiquei pouco tempo no cockpit e aproveitei para ler um pouco do “No Coração do Mar”. Quando fui dormir, ainda avistava as “luzes de Natal” no horizonte.

 

15/10/2006 – Cabedelo

Chegamos!!! Cabedelo é uma cidade a pouca distância de João Pessoa, capital da Paraíba, e o clube fica entre as duas, dentro do rio Paraíba. Logo de cara vimos o Cavalo Marinho e o Beduína, mas antes de descermos comemos um ótimo miojo. A Talita e o Hugo vieram nos buscar no barco e contamos as novidades uns dos outros. O pessoal do Cavalo Marinho, infelizmente, está em São Paulo, mas brincamos muito com a Talita na piscina. Conhecemos o ótimo clube e, mais tarde, a Talita nos ensinou a andar de patins!!! Estou ficando bom! À noite jantamos um ótimo macarrão no Beduína e brincamos bastante antes de dormir.

 

16/10/2006 – Iate Clube – Jacaré

Fiz o diário e logo fui brincar! Brinquei com o OXênte na piscina, com o pai e a Carol, pois a Talita estava fazendo a lição de casa. Depois fomos passear na pequena vila de restaurantes e lojas de Jacaré (que lembra bastante Porto de Galinhas) cheia de estátuas de Jacarés. Fomos na ótima sorveteria “Sol Gelado” e brincamos muito com a Talita. Vimos também o tradicional Bolero de Ravel, tocado por um saxofonista em uma canoa. À noite, fomos convidados para um rodízio de camarões com o comodoro do clube, o simpático Bernardo. Também foram o Torres e a Elisa, o pessoal do Beduína e a Mara e o Hélio, do Maracatu. Foi muito legal! O camarão estava super bom e nós brincamos muito!!! Depois voltamos ao clube e dormimos.

 

17/10/2006 – Iate Clube – João Pessoa

Brincamos com a Talita de manhã na piscina e depois almoçamos no restaurante “Maria Bonita”, bom e muito barato. Um pratão de frango para quatro pessoas é dezoito reais!!! Então, pegamos um ônibus para o centro histórico de João Pessoa, onde passeamos bastante. O lugar tem uma belíssima vista do rio Paraíba e é cheio de igrejas e casarões antigos. Passeamos muito e comemos uma tapioca ótima, esperando o ônibus. Na volta, pegamos o primeiro engarrafamento desde São Paulo e brincamos muito com a Talita no Beduína. Depois disso, dormi.

 

18/10/2006 – Iate Clube – Bairro de Tambaú

Logo de manhã, saímos para passear no bairro de Tambaú, em frente ao mar. O bairro tem feirinhas (inclusive, segundo pessoal do clube, a melhor tapioca da Paraíba), dois mercados de artesanato, peixarias e o gigante hotel Tambaú, construído, em parte, sobre a praia. Vale a pena visitar os mercados de artesanato, especialmente o maior, que é muito bonito e organizado. Um dos produtos que eu achei mais legal é o jogo de xadrez de cangaceiros. Almoçamos no Mangai, onde comi maravilhosamente bem. O Mangai de João Pessoa foi o primeiro, mas o de Natal é bem maior. À noite, jantamos macarrão com camarão no Beduína e brincamos muito. Depois, o Márcio foi embora para São Paulo. Então, fomos dormir exaustos.

 

19/10/2006 – Iate Clube – Jacaré

Brincamos muito com a Talita hoje. Primeiro, saímos procurando os filhotes da Frida (gata do clube), que nasceram ontem à noite. Não encontramos em lugar nenhum! Brincamos muito na piscina e, lá pelo meio da tarde, acharam os filhotes! Fizemos uma casinha com uma caixa de papelão e lá botamos os filhotes e a Frida. Depois, voltamos a brincar e fomos na sorveteria “Sol Gelado” novamente. À noite, brincamos no Beduína e dormimos.

 

20/10/2006 – Iate Clube

Acordei e logo acabei a minha obra prima: a escuna “Horizonte”, que dei para a Talita. Fomos na piscina, onde testamos o Horizonte. Ela foi super bem!!! Anda mal no contravento, como qualquer escuna, mas no través e alheta... é uma maravilha! Brincamos com ela o dia todo e também com o meu pai e o Rodrigo. O Nick ligou de São Paulo e me pediu para construir um barco para ele, que logo vou começar. À noite, fizemos um ótimo churrasco no clube e conversamos muito, cada um contando histórias de seus barcos. Depois fomos dormir.

 

21/10/2006 – Iate Clube – Jacaré

Brinquei bastante na piscina de manhã. Depois fui no estaleiro do Brian, super legal! Ele está reformando vários barcos e construindo um “Jacaré 28”, pequeno catamarã de 28 pés, muito legal. O estaleiro é o mais bem equipado que eu já entrei!!! O “Jacaré” é todo construído em fibra e divinicel e é super leve! Mais tarde, construí o barco do Nick e fomos comer tapioca, que estava ótima. Fiz modificações no barco do Nick e dormi pesadamente.

 

22/10/2006 – Iate Clube – Jacaré

Logo cedo fui testar o barquinho do Nick na piscina. Ele ficou ótimo! Muito estável, marinheiro e orça que é uma maravilha! Além disso, brinquei muito na piscina com a Talita e a Carol. Elas construíram um catamarã de lata, que ficou bem legal. Mais tarde, o Cavalo Marinho veio para o píer e um bêbado resolveu “ajudar” na manobra. Ele lançou um cabo do Cavalo Marinho do píer para o barco, só que não prendeu a ponta! Resultado: 35 reais de cabo levados pela correnteza. À noite fomos ao Maria Bonita jantar e depois assistimos o filme “Final Fantasy” no Beduína. Depois dormi.

 

23/10/2006 – Iate Clube – Jacaré

De manhã, tivemos uma surpresa: o Fabinho e a Cecília, do Plânkton, vieram de carro para cá! Conversamos muito e eu brinquei bastante na piscina com a Talita e a Carol. Almoçamos no Maria Bonita e, de volta ao clube, brinquei muito com o “cucaracha” (o barquinho que eu ganhei da Mô e da Lu). No vento forte, ele sofre um pouco e quase não arriba, mas orça melhor do que qualquer barquinho. Fizemos churrasco de novo e conversamos muito, depois fomos dormir.

 

24/10/2006 – Iate Clube – Passeio

Hoje saímos para passear com o Valmir e a Mariana, do Radum. Primeiro, fomos ao Cabo Branco, ponto mais oriental das Américas. O cabo tem uma vista privilegiada da cidade e dos recifes e é muito bonito. Depois, fomos na praia do Seixas, uma praia super gostosa, de águas quentes e com vários bares. Comemos um “arrumadinho” em um bar, conversamos e fomos na ponta de Gramame, um lugar paradisíaco, dos mais belos da viagem. Na praia, existem vários barzinhos, todos de sapê e há uma entrada de rio muito bonita e com corrente fortíssima. Comemos uma boa macaxeira no bar e depois saímos. Voltamos ao clube e, mais tarde, fomos come pizza com o pessoal do Beduína, Kanaloa e com o Rodrigo. A pizza estava ótima e nós conversamos muito. Depois fui ao barco e dormi.